Caso esteja buscando uma renda extra e não possa se comprometer com uma atividade que tome mais do seu tempo (que já é escasso), você vai se impressionar com os benefícios de alugar seu imóvel.

    Disponibilizar uma propriedade para locação pode ser uma forma prática de aumentar seus ganhos sem gerar muito trabalho, já que o mercado de aluguel está bem aquecido e, após a assinatura do contrato, você pode deixar que a imobiliária tome conta dos processos.

    No artigo de hoje, vamos apresentar 9 vantagens de alugar um imóvel e explicar um pouquinho como fazer isso contando com uma boa imobiliária. Confira!

    1. Ganhar uma renda extra

    O primeiro e mais importante benefício de colocar seu imóvel para alugar é o ganho que você pode gerar com ele.

    Com certeza, a maneira mais prática de aumentar a renda é usando sua propriedade como investimento, já que isso não exige que você tenha outra atividade e gaste mais do seu tempo para conseguir um incremento no ganho mensal.

    2. Ficar livre das taxas

    Outra vantagem de alugar o imóvel é que o inquilino será responsável por várias taxas que você teria que pagar caso o local estivesse desocupado, o que significa que você deixará de arcar com alguns encargos e poderá economizar.

    O valor do condomínio, por exemplo, é obrigatoriamente pago pelo morador, portanto será dever do inquilino ou locatário. Em empreendimentos com grandes áreas de lazer, porteiros 24 horas ou mesmo em prédios com poucas unidades, a quantia pode se aproximar dos R$2.000, o que significa uma boa economia para o proprietário.

    Além disso, a Lei do Inquilinato já permite que haja um combinado entre as partes para que o IPTU seja também de responsabilidade do morador, o que lhe isenta de outra taxa mensal ou anual.

    3. Desenvolver seu patrimônio

    Ter um segundo imóvel e utilizá-lo como investimento é uma forma de aumentar o seu patrimônio, o que será importante para comprovar seus ganhos e declarar o seu imposto de renda.

    Mas atenção: a forma mais segura de proceder é por meio de uma imobiliária, visto que somente ela dará o recibo apropriado para constar na declaração do IR. Ao alugar diretamente para o morador, além de correr vários riscos, você terá mais dificuldade e trabalho para comprovar de onde vem a renda do aluguel.

    4. Ter mais segurança financeira

    Um patrimônio maior e mais desenvolvido, como citamos acima, também é uma forma de ter mais segurança financeira, o que gera mais tranquilidade para você e sua família.

    Ser proprietário de mais de um imóvel é uma prova de estabilidade financeira e pode ser um bom argumento para conseguir financiamentos junto ao banco, ou mesmo para se tornar um fiador ao auxiliar algum amigo ou parente que esteja alugando uma residência.

    Além disso, uma segunda propriedade pode representar segurança para seus filhos no futuro, que podem usufruir dele, quando não estiver mais alugado, sem precisar arcar com despesas de aluguel.

    5. Manter seu imóvel bem cuidado

    Ter um morador no seu imóvel torna bem mais fácil mantê-lo limpo e habitável, afinal ele será a moradia de outras famílias por um prazo bem longo.

    Durante o contrato de aluguel (que dura, normalmente, entre 30 e 36 meses), é responsabilidade do inquilino manter o espaço funcional, assim como é dever dele entregá-lo da maneira que foi recebido.

    A Lei do Inquilinato prevê que pode existir somente um desgaste natural por uso da propriedade durante o prazo da locação, ou seja, quaisquer problemas ou defeitos que surgirem nesse período devem ser consertados, para que o imóvel seja devolvido em perfeitas condições.

    6. Garantir um ganho fixo por um longo período

    Citamos a renda extra como a primeira e principal vantagem de alugar seu imóvel, porém existe um benefício complementar a esse, que também deve ser mencionado: a longa duração de um contrato de locação.

    Afinal, você não conquistará uma renda extra variável ou sazonal, mas garantirá a entrada de um valor fixo por 30 meses (2 anos e meio) ou mais. Isso permite traçar planos, economizar para comprar algo importante ou mesmo fazer uma poupança para seus filhos.

    Melhor do que ter um ganho momentâneo é tê-lo de maneira duradoura, podendo planejar e contar com esse valor para compor seus ganhos mensais, não é mesmo?

    7. Melhorar sua qualidade de vida

    Com uma entrada mensal fixa, como acabamos de mencionar, você pode melhorar sua qualidade de vida e a da sua família, optando por melhores escolas para seus filhos, fazendo melhorias e reformas em casa ou planejando viagens para relaxar e tirar a cabeça do trabalho.

    Dessa forma, alugar um imóvel proporcionará, indiretamente, uma forma de aproveitar melhor a família e o seu tempo livre.

    8. Correr menos riscos do que em outros investimentos

    Outra vantagem interessante de alugar o seu imóvel é obter um retorno alto sem grandes riscos. A maioria dos investimentos financeiros de rentabilidade considerável apresenta instabilidade e alto risco, como é o caso das ações.

    Ao investir em uma propriedade para alugar, você terá uma recompensa mensurável, fixa e mensal por um longo período, precisando apenas se preocupar em mantê-la ocupada para ter a renda extra.

    Essa preocupação pode ser ainda menor se você contratar uma imobiliária que administre a locação e procure novos locatários a cada término de contrato, como veremos a seguir.

    9. Poder contar com ajuda profissional para administrar seu imóvel

    Finalmente, um dos grandes benefícios de alugar o seu imóvel é poder contar com uma imobiliária, delegando a uma especialista o trabalho que você teria com os processos de locação. A seguir, listamos algumas das vantagens de contar com uma boa intermediária:

    Divulgação e negociação

    Uma boa imobiliária trabalhará inicialmente na divulgação, a fim de encontrar potenciais inquilinos. Ela também será uma boa aliada na precificação do imóvel, de acordo com o momento do mercado. Em seguida, intermediará as visitas e fará a negociação do valor de aluguel.

    Auxílio na obtenção de garantias

    A imobiliária auxilia o potencial inquilino a encontrar uma garantia para lhe apresentar, de forma que você possa ter a segurança de que receberá o aluguel e os encargos mensalmente, conforme combinado.

    Atualmente, a garantia mais utilizada é o fiador, uma pessoa física ou jurídica que assina o contrato como asseguradora do pagamento, assumindo a dívida da locação, se for preciso. A segunda mais adotada é o seguro-fiança, no qual a própria seguradora assume o risco e coloca o proprietário do imóvel como beneficiário.

    Garantias menos utilizadas, mas aceitas pelas imobiliárias, são o título de capitalização ou, ainda, o depósito-caução — quando o inquilino paga 3 aluguéis adiantados para cobrir qualquer problema que possa haver durante o contrato.

    Administração do imóvel

    Assinado o contrato, a imobiliária se torna a responsável por cuidar da sua propriedade, garantindo o pagamento do aluguel, dos encargos e, até mesmo, auxiliando nos reparos necessários.

    Se houver inadimplência, a empresa aciona as garantias ou recorre a um processo judicial para recuperar o valor ou entrar com uma ação de despejo. Em seguida, ela retomará o processo de divulgação, garantindo que o imóvel fique sempre ocupado.

    Dessa forma, sua única preocupação será de acertar uma taxa administrativa com a imobiliária, que tomará conta de tudo o que diz respeito à sua propriedade, para que você tenha o máximo de tranquilidade.

    Como vimos, ter um imóvel para alugar é extremamente vantajoso, já que oferece uma renda extra mensal e fixa, maior segurança financeira e aumento no patrimônio e no poder de compra. Ao mesmo tempo, proporciona melhor qualidade de vida para toda a família.

    Contando com uma boa imobiliária, você verá que os benefícios de alugar seu imóvel são muitos! Se quiser saber mais sobre esse mercado, não deixe de assinar a nossa newsletter e ficar sempre por dentro de nossos artigos!

    Pensou em aluguel de imóveis em Manaus ? Fale com a Many. 

    Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Share This