Você investiu em um imóvel e está tentando alugá-lo, mas não tem ideia do preço que vai  pedir? Existem algumas técnicas para definir valor do aluguel e facilitar a locação.

    É importante você ter em mente que o valor solicitado pelo aluguel tem reflexo direto no tempo que vai levar para fechar o negócio. Lembre sempre que o imóvel desocupado não apenas deixa de render ao proprietário como gera custos com taxas de manutenção e condomínio, por exemplo.

    Por isso, separamos algumas dicas para ajudá-lo a definir o préço adequado para alugar o seu imóvel. Confira:

    1. Valorize a localização

    Um dos primeiros itens que os locatários avaliam em sua busca por imóveis é a localização. A proximidade de pontos comerciais e de áreas de lazer ou a oferta de transporte público nas redondezas costumam valorizar a unidade para o aluguel.

    2. Cobre mais pelos imóveis novos

    A idade do imóvel também é um diferencial na hora de estabelecer o preço da locação.

    Imóveis mais antigos costumam exigir maior manutenção em itens como as redes elétrica e hidráulica, por exemplo, e por isso são os primeiros dispensados pelos locatários.

    Além de tudo, unidades mais novas podem contar com outros diferenciais valorizados, como estrutura para cabeamento de TV e internet.

    3. Pesquise as locações nos arredores

    Para saber o quanto você pode cobrar pelo aluguel do seu imóvel, uma boa alternativa é fazer uma pesquisa na região onde ele se localiza. Procure outros imóveis semelhantes, tanto em tamanho quanto em estrutura, para ter uma ideia aproximada do quanto o mercado aceita em termos de preço.

    Nessa pesquisa é importante comparar as características do imóvel que você está oferecendo com os localizados nas redondezas. É preciso levar em consideração itens como vagas de garagem, infraestrutura de lazer e segurança para que a comparação seja próxima da realidade.

    4. Considere um percentual sobre o valor do imóvel

    De forma geral, considera-se um bom retorno de aluguel, a cobrança mensal cujo valor seja equivalente a 0,5% a 1% do valor do imóvel. Entretanto, isso é apenas uma referência. Lembre-se de que há uma série de fatores que influenciam no mercado de aluguéis, como localização, infraestrutura, conservação do imóvel etc.

    Também é preciso ficar atento ao movimento do mercado e à velha lei da oferta e procura. Engessar o seu cálculo em um percentual do imóvel pode dificultar a conclusão do negócio.

    5. Invista em móveis para valorizar o aluguel

    O fato de o imóvel já estar mobiliado representa uma importante valorização do aluguel. Dependendo da variedade e da qualidade dos móveis, eles podem representar um acréscimo de até 30% no valor da locação.

    6. Mantenha em dia a manutenção do imóvel

    Um fator que espanta o locatário ou lhe dá margem para barganhar a redução do aluguel é verificar que o imóvel necessita de reformas ou não está com a manutenção em dia. Cuide bem do seu imóvel e aumente as suas chances de fazer um bom negócio com a locação.

    Seguindo estas dicas, com certeza você conseguirá obter o máximo de rentabilidade da locação do seu imóvel. Mas não esqueça de que consultar uma empresa especializada no mercado imobiliário é uma importante ajuda para definir o preço do aluguel.

    Leia outro post para saber um pouco mais sobre os benefícios de alugar um imóvel

    Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Share This