A segurança, a rentabilidade e a possibilidade de valorização são os principais fatores que atraem os investimentos no mercado imobiliário.

    Contudo, para que o investidor consiga extrair o máximo de benefício dessas qualidades, é essencial saber escolher uma administradora de imóveis que seja capaz de prestar a melhor assessoria possível.

    Confira neste post algumas dicas que vão ajudar você a selecionar a opção ideal de acordo com suas necessidades!

    Peça referências da administradora de imóveis

    Toda empresa que presta bons serviços tem clientes satisfeitos que estão dispostos a falar bem sobre o atendimento recebido. Por outro lado, um mau prestador não pode contar com a opinião da clientela, que denunciaria a falta de qualidade do serviço.

    Sendo assim, a primeira medida que você deve tomar é pedir para a administradora de imóveis apresentar pelo menos três referências de clientes satisfeitos. Tente dialogar com eles e descobrir quais são as forças e fraquezas, os pontos que se destacaram e aqueles que deixaram a desejar.

    Dessa maneira, você faz um filtro e evita entrar em uma enrascada.

    Investigue a reputação da empresa

    Você já reparou que as más notícias costumam propagar mais rápido do que as boas? Isso ocorre porque as pessoas se sentem mais propensas a falar sobre as situações negativas do que sobre as positivas.

    Essa é uma situação muito favorável para quem está procurando por um bom serviço. Afinal, essa tendência permite reconhecer com facilidade as empresas que não trabalham como deveriam.

    Sendo assim, além das referências que a administradora de imóveis apresentar, procure também investigar por conta própria sobre a reputação dela no mercado. Atualmente, a internet facilita bastante essa tarefa, inclusive por meio de sites especializados em reclamações, como o Reclame Aqui!.

    Entreviste o corretor de Imóveis

    Entrevistar os candidatos a uma vaga de emprego é uma prática muito comum. Ela também deve ser aplicada quando vamos solicitar algum tipo de serviço. De fato, o prestador pode ser visto como uma espécie de funcionário, que devemos conhecer antes de contratar.

    Por isso, é importante que você faça uma boa entrevista com o corretor de imóveis que vai se encarregar da administração do seu patrimônio. Com as facilidades que a internet proporciona (e que são utilizadas pelas melhores administradoras), essa conversa pode ser realizada com grande facilidade, inclusive por intermédio do chat que a empresa disponibiliza.

    Avalie o atendimento do profissional

    Nessa entrevista, você deve considerar tanto os aspectos pessoais do atendimento — como a cordialidade, o bom nível cultural e a sociabilidade do profissional — quanto os técnicos, relacionados ao conhecimento de mercado.

    É preciso ter em mente que o bom profissional não é somente aquele que conhece sobre o segmento no qual atua. Ele também precisa saber lidar com o público, a fim de prestar o melhor atendimento de forma mais humanizada. 

    Esse é um ponto de suma importância, uma vez que a sua administradora representará você diante do mercado. Isso significa que, se ela não tiver bons profissionais, essa representação será feita de maneira negativa e poderá prejudicar bastante os seus interesses.

    Conheça o portfólio da empresa

    O volume de imóveis que uma administradora tem para alugar é um ótimo referencial para dimensionar o sucesso que ela alcançou no mercado. Isso ocorre porque, naturalmente, as boas empresas acabam atraindo um número maior de proprietários do que aquelas que não prestam um bom serviço aos clientes.

    Além disso, quanto maior o volume de imóveis que a empresa tem disponível, maior será o número de interessados em locação. Às vezes, quem procura por determinado tipo de imóvel pode ter mais de uma necessidade e, se a administradora tem uma boa variedade para apresentar, acaba realizando múltiplos negócios.

    Por exemplo, é possível que o dirigente de uma empresa que está em busca de um conjunto de salas também tenha a necessidade de alugar um apartamento para morar. Se a administradora tem um portfólio variado, poderá atender às duas necessidades.

    Ou seja, um negócio poderá levar ao outro. E isso pode ser benéfico para você.

    Compare os preços que a empresa pratica

    A sobrevalorização dos aluguéis é uma prática muito comum entre as administradoras de imóveis que não atuam corretamente no mercado. Cobrando um valor mais alto, elas acabam obtendo uma remuneração maior, mas isso nem sempre significa um benefício para o proprietário do imóvel.

    Essa sobrevalorização pode até parecer vantajosa para o locador, mas nem sempre ela se concretiza. Ocorre que, com um preço fora da realidade do mercado, haverá muita dificuldade em encontrar um inquilino, o que significa uma demora exagerada para que um contrato seja firmado.

    De nada adianta ter uma promessa de locação por um alto valor se ela não é efetivada. Portanto, procure saber se os preços dos aluguéis cobrados pela empresa estão compatíveis com a realidade do mercado.

    Valorize o seu conforto

    A administração de imóveis é uma atividade trabalhosa, que requer responsabilidade e capacidade técnica de quem se dedica a ela. Se não fosse assim, você nem precisaria contratar uma administradora, não é verdade? Poderia se encarregar de todos os detalhes sozinho.

    Então, procure valorizar aquela empresa que oferece o máximo de conforto e exige o mínimo de envolvimento com as negociações. Lembre-se: a empresa será contratada para realizar o serviço de administração e não para criar trabalho para você.

    Por exemplo, se em uma negociação você tiver uma sobrecarga de pedidos de informações ou houver a necessidade de intervir o tempo todo, terá fortes indícios de que a empresa não está cumprindo o seu papel como deveria.

    Avalie a tecnologia disponível

    Nos últimos anos, a tecnologia vem assumindo um papel cada vez mais relevante na vida das pessoas, criando praticidades que não existiam em tempos passados. Grande parte do atendimento, que antes só era possível pessoalmente, hoje acontece com facilidade por meio da internet.

    Isso significa que uma boa administradora de imóveis utiliza com eficiência a tecnologia disponível e coloca à sua disposição toda a praticidade que ela é capaz de oferecer.

    Agora que você já sabe como escolher uma boa administradora de imóveis, que tal curtir a nossa página no Facebook? Assim, você receberá as melhores informações sobre o mercado imobiliário!

    Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Share This