Toda pessoa que busca um lugar para morar e conhece as dificuldades de achar o fiador ideal ou sabe do custo às vezes exorbitante de um depósito caução, já deve ter se perguntado se não existe uma solução melhor no momento de alugar um imóvel. Por não conhecerem as vantagens do seguro fiança para o inquilino, ficam refém de alternativas complicadas e dispendiosas que só dificultam o processo.

    Por meio do seguro fiança é possível ganhar agilidade no momento da negociação sem depender de terceiros ou ter que pagar um valor até três mais alto que o próprio aluguel ao ter que realizar um depósito caução.

    Neste post separamos as principais as vantagens do seguro fiança para o inquilino para que você possa entender de uma vez por todas que essa é a melhor opção para quem vai alugar um imóvel.

    Confira!

    1. Dispensa o constrangimento de buscar um fiador

    Achar o imóvel ideal já não é tarefa fácil e demanda bastante tempo e até mesmo algum dinheiro ao ter que se deslocar de um local para o outro fazendo diversas visitações — ainda que a internet facilite um primeiro contato com a casa ou apartamento dos sonhos em algum momento você terá que se dar o trabalho de conhecer a futura moradia pessoalmente.

    Fora essa questão básica que faz parte do processo de encontrar o imóvel ideal pode haver ainda a necessidade de encontrar um fiador que se adéque ao perfil solicitado pela imobiliária e que tenha a renda compatível com o valor do imóvel escolhido — sem contar que ele terá que passar por uma avaliação para ser aprovado para tal finalidade.

    Todo esse trajeto é cansativo e ao optar pelo seguro fiança você elimina essas etapas cansativas das seguintes maneiras:

    1. o seguro garante ao locatário e ao locador que os aluguéis serão devidamente pagos acima de quaisquer imprevistos;

    2. a figura do fiador se torna desnecessária. O seguro pode garantir ao locatário e ao locador que reformas como pinturas e outros danos incidentais estarão cobertos;

    3. a necessidade de depósito caução se torna desnecessária, uma vez que o seguro garante o locatário  e locador de todos os seus direitos, inclusive para casos extremos como despejo.

    Ao trazer tranquilidade para ambas as partes — O locador e o Locatário — o seguro fiança faz com que a figura do fiador e o depósito caução se tornem questões absolutamente desnecessárias.

    Nos próximos tópicos você verá que isso é apenas uma pequena porção das vantagens que o seguro fiança oferece na locação. Continue lendo.

    2. Possibilita maior agilidade na aprovação do contrato

    Bom, uma coisa leva a outra e se a necessidade de se resguardar por meio de terceiros e do depósito caução se tornam desnecessárias, então a agilidade na aprovação do contrato vem como consequência direta dessa descomplicação.

    Por assegurar o inquilino em todos trâmites a aprovação costuma sair em 24 horas para imóveis residenciais e 48 horas para imóveis comerciais. 

    Em um outro contexto, até achar o fiador ideal isso poderia levar dias ou semanas com risco até mesmo de perder o contrato. Com o seguro fiança você fica tranquilo com o imóvel encontrado e pode realizar a mudança rapidamente.

    Esse contexto cria um ambiente saudável de negociação entre todas as partes: LOCADOR, LOCATÁRIO  e IMOBILIÁRIA. Hoje é até mesmo comum que imobiliárias incentivem o pagamento do seguro fiança para descomplicar esse processo burocrático e delicado que costuma envolver a negociação de imóveis. 

    3. Oferece consertos emergenciais e instalações 24 horas e gratuitos

    Pode acreditar, além de todas as vantagens apresentadas existem ainda alguns modelos de seguros, e parcerias com imobiliárias, que incluem consertos emergenciais e instalações em horário integral e gratuito.

    Uma torneira que quebra, um vazamento na pia, problemas de fiação e eletricidade, podem todos ser resolvidos por meio dessa ajuda permanente oferecida pelo seguro.

    Com isso, se economiza também em serviços conhecidos como marido de aluguel, sobretudo para pessoas que não têm o costume de consertar vazamentos e problemas de instalação na casa. 

    Nos cálculos finais entre ter que pagar por essas soluções em separado a cada vez que precisar ou financiar um seguro, a segunda opção aparece como a mais válida.

    Além disso, serviços de pintura, instalação elétrica e até conversão de gás tanto antes de você se mudar para o imóvel quanto depois, caso futuramente venha a deixá-lo, também podem ser cobertos pela seguradora. Bastante animador, não é mesmo?

    4. Possibilita o parcelamento do custo do seguro

    Geralmente, levando em conta o período de um ano, o custo total de um seguro costuma ficar em torno do valor de um aluguel e meio.

    Porém, esse custo pode ser diluído em parcelas mensais que ao final das contas saem muito mais baratas que ter fazer um depósito caução muito acima desse valor para garantir o contrato.

    Uma vantagem como essa, novamente, faz o seguro fiança estar muito à frente de alternativas como um fiador ou depósito caução. As facilidades ofertadas por essa forma de serviço empodera o assegurado evitando que se sobrecarregue com questões além do interesse pelo imóvel e pagamento do aluguel.

    5. Oferece descontos em transportadoras conveniadas para fazer a mudança

    Como se não fosse suficiente, além de todos os benefícios apresentados até agora existe ainda a possibilidade de você obter descontos com transportadoras conveniadas à seguradora no momento de realizar a mudança do seu imóvel antigo para o atual.

    Esse é mais um custo que se você for por na ponta do lápis, levando em consideração o pagamento à parte do serviço de transporte, fica bastante caro sendo um elemento que pesa no momento de realizar uma mudança.

    Com os descontos você tem mais essa comodidade de pagar por um aluguel que além de lhe cobrir nos trâmites legais, auxiliar em consertos emergenciais e instalações a qualquer momento ainda oferece descontos em transportadoras conveniadas para facilitar sua vida no novo imóvel.

    Se você gostou do nosso post sobre vantagens do seguro fiança para o inquilino, não deixe de entender melhor o que é, como funciona e se é recomendado o seguro fiança em seu caso. Temos sempre o melhor conteúdo sobre o mercado imobiliário para lhe deixar melhor informado sobre esse meio.

     

    Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Share This