Quer investir em imóveis ou já tem um bem para vender ou alugar? Então você precisa conhecer as tendências do mercado imobiliário.

    É importante perceber as oportunidades para poder aproveitá-las, não é? Para isso você precisa analisar as flutuações de preço, conhecer as áreas de valorização e desvalorização e também estimar como as guinadas econômicas podem impactar esse mercado.

    Vamos examinar algumas tendências do cenário imobiliário atual para ajudar você a desfrutar desse momento para fazer bons negócios. Confira!

    2017: ano da inflação em queda

    O quadro econômico do Brasil passa por momentos de extrema instabilidade, deixando os consumidores desconfiados e os investidores receosos. Mas com as informações certas, você pode tomar as melhores decisões.

    Enquanto quase todos os indicadores estavam em estado de alerta desde 2015, 2017 começou com sinais de melhora. Um deles foi a queda da inflação.

    Em 2015, o índice de inflação passou de 10% ao ano e caiu para 7% em 2016. Para esse ano, a previsão é de 5%, sendo provável que chegue ainda a 4,5%. Essa é uma boa notícia para qualquer consumidor, não somente no mercado imobiliário, já que torna improvável revivermos uma alta de preços como vimos nos últimos anos.

    A redução dos juros e o aumento do poder de compra

    Outra boa notícia foi a redução da taxa básica de juros, conhecida como taxa Selic, que chegou a alcançar o valor percentual de 14% em 2015 e agora já está próxima de 10%. Se as previsões se concretizarem, é possível chegar a 8,5% até o fim desse ano.

    Isso significa que os consumidores terão maior poder de compra, o que é extremamente válido para compras a prazo e financiamentos, como de automóveis e imóveis.

    O mercado da construção civil e os preços atrativos dos imóveis

    Vários setores sofreram cortes nos últimos anos, entre eles o da construção civil. Com a queda na procura por imóveis e reduzido poder de compra do consumidor, as construtoras se depararam com um estoque paralisado e optaram por não lançar empreendimentos.

    Ao invés disso, elas se concentraram em conseguir condições especiais para liquidar o que tinham em estoque. A ideia era elas se capitalizarem para, futuramente, construir novos edifícios.

    Esse posicionamento acabou aquecendo o mercado imobiliário, já que conferiu maior poder de compra e facilitou a aquisição de um imóvel na planta. Foi uma excelente oportunidade também para os investidores, que puderam comprar imóveis com preços menores e otimizar seus lucros na revenda ou na rentabilidade do aluguel.

    Seguindo esse ciclo, com a facilidade de comprar imóveis na planta, foi necessário adaptar os preços de imóveis avulsos. Portanto, proprietários de imóveis também precisaram oferecer condições e valores atrativos.

    Nesse momento em que as empresas voltam a construir, os imóveis avulsos também voltam a ganhar força, criando um excelente cenário para o investidor, com preços estáveis, capacidade de valorização e facilidade de compra.

    A procura de imóveis para aluguel e compra

    Enquanto a economia está retraída, as pessoas adiam a compra de imóveis, por ser um investimento alto e definitivo. Isso resulta em uma maior demanda pelo aluguel, já que a necessidade de morar permanece, mas a possibilidade de aquisição não existe. 

    Com o aquecimento, ainda que lento, do mercado imobiliário, a alta demanda por imóveis para locação, residencial e comercial, permanece. Isso é uma excelente notícia para o investidor, que tem alto poder de negociação devido à procura elevada.

    Ao mesmo tempo, muitos compradores estão percebendo que o momento é propício para a compra, já que os preços dos imóveis caíram. Como construtoras e investidores têm a necessidade de vender, existe certa flexibilidade quanto aos preços e condições, o que certamente é atrativo para quem busca um novo imóvel nesse momento.

    O ano da retomada da economia

    Todos esses itens que citamos apontam para a retomada do crescimento, mesmo que lenta. Os juros e inflação mais baixos conferem maior poder de compra para o consumidor e o equilíbrio entre oferta e demanda resulta em preços mais realistas. Não só no mercado imobiliário, mas em vários outros que sustentam nossa economia.

    Para quem busca um imóvel, pode ser a hora de apostar nessa tendência positiva para adquirir uma propriedade. Para o investidor, significa um bom momento para vender ou locar.

    O proprietário de imóveis no cenário atual

    Se você detém um imóvel e pensa em disponibilizá-lo para locação, você deve aproveitar o momento de reaquecimento para alugá-lo ou mesmo vendê-lo. O investimento em imóveis é um dos mais vantajosos por ser de baixo risco e ter uma perspectiva de retorno, a médio e longo prazo, bastante positiva.

    Usar a locação como fonte extra de renda significa oferecer maior conforto à sua família sem ter que passar mais tempo no trabalho. A receita advinda de aluguéis lhe traz uma entrada fixa e duradoura e lhe proporciona mais tempo para o lazer.

    A importância de uma imobiliária

    Para poder aproveitar esse momento do mercado imobiliário, é imprescindível contar com uma boa imobiliária para vender ou para alugar e administrar o imóvel. Ela pode lhe informar sobre tendências como as que elencamos aqui e profissionalizar a transação através de ações importantes, tais como:

    • Fazer a avaliação correta de seu imóvel (primeiro passo para que ele tenha liquidez no mercado)
    • Divulgar em várias mídias e também no próprio local do empreendimento (tudo isso sem revelar o seu nome ou seus dados de contato)
    • Filtrar os contatos e eliminar o incômodo com curiosos, além de acompanhar as visitas ao local
    • Auxiliar em cada etapa do processo de venda, locação e administração, garantindo segurança e tomando pouco do seu tempo

    Como você pode ver, as tendências apontam para um crescimento nos próximos anos, o que significa que este é um excelente momento para alugar ou vender. Basta entender o momento econômico e contar com uma imobiliária de confiança para auxiliar no processo para que corra tudo bem.

    Você acha importante estar por dentro das tendências do mercado imobiliário para utilizá-las a seu favor? Siga a gente no Facebook, no Instagram e no LinkedIn e receba mais conteúdos como esse!

    Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Share This