Seguro fiança vale a pena para o locador de imóveis?

    O mercado imobiliário oferece várias oportunidades para todos os tipos de pessoas e empresas. É preciso acompanhar suas tendências para estar preparado e aproveitar todas as chances de sucesso. Se você tem um imóvel parado e pretende transformá-lo em uma boa fonte de renda, o aluguel pode ser uma ótima opção a ser pensada e planejada.

    Em meio a esse cenário, existem algumas preparações e cuidados que devem ser tomados. A questão do fiador é um assunto muito importante para a assinatura de um contrato de aluguel.

    Em um período de crise econômica, muitas pessoas têm dificuldades para encontrar um fiador, e isso pode atrapalhar ou impossibilitar algumas transações imobiliárias. Dessa forma, muitas imobiliárias e outros profissionais desse ramo indicam o seguro fiança.

    Ele é um ótima alternativa para quem deseja facilitar todos os procedimentos. Ele consiste na contratação de uma seguradora, pelo inquilino, para cobrir possíveis problemas com o imóvel. Entretanto, ainda existem algumas dúvidas em relação a esse assunto e algumas pessoas se perguntam se o seguro fiança vale a pena.

    Por isso, o nosso post de hoje vai mostrar todas as vantagens que só o seguro fiança pode proporcionar para você. Tenha muita atenção em sua leitura e aproveite.

    Maior garantia de pagamento

    O fiador é a figura responsável pelo pagamento do aluguel caso o locador não o realize. Porém, ele ainda pode ter problemas para cobrir essa garantia se algum problema acontecer. Com a contratação de um seguro fiança, você evita essas e outras situações. Em caso de atraso, a seguradora realiza o pagamento e você não precisa se preocupar isso

    Essa garantia de pagamento permite que você faça um planejamento mais adequado às suas necessidades pessoas e profissionais, otimizando o seu tempo e possibilitando o melhor retorno financeiro para seus investimentos.

    Facilidade nos processos de locação

    Antes de assinar um contrato de aluguel, você deve analisar muito bem a situação de seu locador. Os processos locatícios podem ser burocráticos e demorados. Os depósitos volumoso e a figura do fiador prolongam ainda mais o andamento das atividades. Além do mais, essas exigências afastam possíveis inquilinos caso eles não tenham recursos para a caução.

    O seguro fiança vale a pena, pois elimina todas essas burocracias e facilita os procedimentos para ambos os lados. Por mais que ele não acabe com a necessidade da avaliação de crédito do inquilino, ele torna os processos mais rápidos e cria novas opções e oportunidades.

    A análise cadastral é realizada pela própria seguradora, fazendo com que você tenha mais segurança e não perca tempo em qualquer tipo de negociação. O resultado da análise pode ser entregue em até 48 horas para pessoas físicas e 72 horas para pessoas jurídicas.

    Rapidez no recebimento de aluguéis atrasados

    A instabilidade financeira e outros imprevistos podem acarretar no atraso do pagamento de aluguéis. Essas situações causam transtornos para todos os envolvidos e precisam ser resolvidas o quanto antes. Em alguns casos, é necessário esperar  um processo judicial, o que prolonga e arrasta ainda mais esse problema.

    Quem aluga um imóvel e conta com o seguro fiança recebe todos os valores atrasados em até 30 dias. Lembre-se também que você continuará recebendo os aluguéis mesmo se o inquilino persistir em não pagá-los, já que a seguradora é responsável por isso.

    Coberturas adicionais

    Cada tipo de contrato de aluguel requer cuidados e atenções especiais. Alguns inquilinos são mais conservadores e contratam coberturas de danos, como problemas com móveis, reparos em pinturas e o pagamento do condomínio e IPTU. Por mais que ele seja cuidadoso, imprevistos podem acontecer. Dessa forma, as coberturas adicionais protegem o imóvel e o orçamento financeiro do inquilino.

    Isso faz com que o locador tenha mais segurança e confiança no reembolso de qualquer tipo de prejuízo. Não se esqueça que essas vantagens melhoram o relacionamento entre as partes envolvidas e criam um ambiente mais amigável quanto ao uso do imóvel.

    Apoio em causas judiciais

    Todos os problemas devem ser resolvidos de maneira simples e direta com o inquilino. Entretanto, algumas ocasiões causam mais problemas e podem ser resolvidas na justiça. O seguro fiança faz com que o locador conte com o apoio da seguradora, encontrando soluções mais vantajosas e rápidas a qualquer momento. Não se esqueça que os custos com a ação judicial, como os honorários de advogados, são pagos pela empresa contratada e também estão incluídas no seguro fiança.

    O pagamento do seguro fiança também deve ser realizado fielmente pelo arrendatário. Ele é uma cláusula do contrato de locação. Dessa forma, o inquilino precisa pagar todas as mensalidades do contrato para utilizar todas as garantias existentes e não estar sujeito à desocupação do imóvel.

    Assistência 24 horas

    Como dito anteriormente, é possível incluir vários tipos de coberturas no seguro fiança. Ao contratá-lo, o inquilino conta com um pacote de serviços de apoio ao imóvel alugado. Eles são destinados para a solução de problemas 24 horas por dia na maioria dos casos. Algumas de suas principais funções são:

    • reparos hidráulicos e elétricos;

    • chaveiro comum;

    • assistência em antenas e outros aparelhos eletrônicos.

    Por isso, é fundamental assinar um contrato que esteja de acordo com os desejos do inquilino e do locador, a fim de evitar constrangimentos e episódios indesejáveis.

    Na hora de alugar um imóvel, um locador deve estar ciente das melhores práticas que existem no mercado. O seguro fiança é uma alternativa vantajosa para quem busca praticidade e comodidade nos processos locatícios.

    Ele também não compromete a renda do inquilino, que não precisa depositar nenhum valor  e não exige fiador para a assinatura do contrato. Desse modo, o seguro fiança conquista cada vez mais espaço no mercado e pode ser aquilo que você procura.

    Agora você já sabe que o seguro fiança vale a pena e está preparado para aproveitar todas as oportunidades que o mercado imobiliário pode lhe oferecer. Faça uma pesquisa de mercado e encontre uma seguradora e uma imobiliária que estejam adequadas às suas necessidades e que lhe prestem um serviço de qualidade e eficiente.

    E então, gostou do nosso conteúdo? Quer encontrar os melhores imóveis em Manaus? Basta entrar em contato com a nossa empresa e conversar com um de nossos especialistas!

     

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *