Você esta pensando em comprar um imóvel ou até mesmo já tem um imóvel que você investiu para alugar? Então você precisa conhecer as tendências do mercado imobiliário para 2019.
Para aproveitar as oportunidades, temos que ficar atentos a todos os indicadores e sinais que recebemos, de tudo que acontece dentro e fora da nossa cidade e impacta diretamente o mercado imobiliário.
Vamos conferir algumas tendências que irão te ajudar a tomar melhores decisões no mercado imobiliário para o ano de 2019;
Facilidade de Crédito:
Nos últimos anos, acompanhamos várias oscilações das taxas de juros e disponibilidade de crédito para quem queria comprar um imóvel, não é mesmo? Isso aconteceu, pois o país estava em uma inconstância econômica e os bancos, tanto privados quanto públicos, precisaram se adequar, restringindo assim o crédito e criando políticas mais rigorosas.
Como tendência para 2019, temos as instituições bancárias mais flexíveis e mais dispostas em conceder crédito imobiliário.
Além da economia mostrando sinais de melhoras o que facilita o crédito, temos também alguns ajustes nas regras, como o aumento do limite de financiamento de imóveis usados e até mesmo o aumento do limite do preço de imóveis que podem ser comprados com o uso do FGTS, que hoje já ultrapassam 1 (um) milhão de reais, na capital amazonense e demais regiões do país.
Redução de juros e aumento do poder de compra:
A taxa básica de juros, conhecida como taxa SELIC, que já esteve próximo aos 15% ao ano, hoje está em 6.5% possibilitando todas essas mudanças.
A tendência é que em 2019, ela suba um pouco e estabilize, trazendo ainda mais segurança para os financiamentos imobiliários e ajudando o mercado imobiliário.
Isso faz com que compras parceladas, como financiamento imobiliário, sejam feitas com mais segurança e facilidade.
Uma mudança na construção civil e nos tipos de imóveis:
Estamos observando uma tendência de mudança na forma de como os imóveis são apresentados para o consumidor e fala-se muito em “ experiência do cliente “, que é a forma como ele conhece a sua futura casa ou apartamento.
A tendência é que a as construtoras e imobiliárias, na cidade de Manaus e demais regiões do país, se reinventem buscando dar autonomia ao cliente, como é o caso de apartamentos sem paredes, construção sugerida pelo cliente, interação com tecnologia, personalização entre outros.
Toda essa mudança é uma tendência para o ano de 2019 para o mercado imobiliário, o que possibilitará o cliente escolher por construções novas e inovadoras.
Confiança do consumidor:
A última pesquisa feita pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) aponta que a confiança do consumidor e do comércio brasileiro, encerram o ano com o maior índice dos últimos quatro anos.
Com o consumidor mais confiante, é um efeito dominó positivo com reflexo em todas as áreas, inclusive no mercado imobiliário. As construtoras lançam mais empreendimentos, os bancos concedem mais credito e tudo isso facilita a compra dos imóveis.
Preços dos imóveis:
Com a diminuição dos famosos “ estoques “ imobiliários, que são os apartamentos e casas que não são vendidos na planta, a tendência é que no ano de 2019 as construtoras se sintam mais a vontade para lançar novos empreendimentos, o que deve fazer com que os preços se adequem a uma realidade de mercado, o que por um lado pode significar preços mais reais, por outro, significa mais facilidades, umas vez que o mercado imobiliário terá a estabilidade ocasionada pelos fatores citados anteriormente e a já aprovada e sancionada “lei dos distratos” , o que deixam as construtoras mais seguras para conceder facilidades e condições especiais para os seus compradores.
Como você pode ver, as tendências apontam para um crescimento e estabilidade nos próximos anos, o que significa que este é um excelente momento para alugar ou vender imóveis em Manaus. Basta entender o momento econômico e contar com uma imobiliária de confiança para auxiliar no processo para que corra tudo bem.
Você acha importante estar por dentro das tendências do mercado imobiliário para utilizá-las a seu favor? Siga a gente no Facebook, no Instagram e no LinkedIn e receba mais conteúdos como esse!
Comentários