De acordo com um artigo do site da SECOVI/SP, a tecnologia para aluguel de imóveis por exemplo, já é uma realidade e estará cada vez mais presente no mercado imobiliário. Sendo assim, um proprietário que não se adequar a essa tendência tende a ficar obsoleto com o passar dos anos.
É uma grande verdade que é crescente o numero de pessoas que utilizam a internet e seus smartphones para, ler, ver redes sociais e até para procurar um imóvel. Nessa atual realidade, qual é o papel da tecnologia no mercado imobiliário e como ela pode te ajudar ? Quais os benefícios para os donos de imóveis ? Continue lendo esse post e saiba mais sobre o assunto !
Qual é o papel da tecnologia na locação e venda de imóveis?
O aluguel e a venda de imóveis, são ramos de atividades que nunca deixarão de existir, e junto com outros segmentos do mercado imobiliário , eles são muito importante para o crescimento do PIB brasileiro.
Em vista desse fato, o mundo da tecnologia está desenvolvendo ferramentas que facilitam e agilizam as demandas desse setor. Desse modo, essas soluções virtuais contribuem para o crescimento e o fortalecimento do ramo imobiliário diariamente.
A prova disso foi apresentada pela revista Exame. De acordo com a matéria, enquanto o mercado de imóveis mergulhava em uma grave crise com quedas nos preços de apartamentos e casas, os sites de anúncios imobiliários tiveram um crescimento de 50%.
Ou seja, as pessoas que investiram no mundo da tecnologia conseguiram lucrar 400 milhões de reais mesmo com o mercado em que atuam sendo “sacudido” pelos tremores da instabilidade financeira do nosso país.
Agora que você percebeu a importância das ferramentas tecnológicas para o mercado de imóveis, talvez esteja interessado em descobrir as vantagens práticas que elas oferecem. No próximo tópico, vamos apresentar alguns desses benefícios.
Quais são os benefícios da tecnologia para ofertar imóveis?
Busca por interessado
Encontrar um “bom” interessado no seu imóvel pode ser comparado a pescar um tipo específico de peixe dentro de um oceano. Essa tarefa geralmente causa muita ansiedade no proprietário do imóvel, por isso alguns decidem deixar esse serviço na responsabilidade de um corretor ou de uma imobiliária.
Por outro lado, pode ser um desafio mesmo para esses profissionais especializados. Para facilitar esse processo, o setor de imóveis está adotando o software imobiliário baseado na inteligência artificial. Parece algo de um futuro distante, mas o site de busca da Google já utiliza esse sistema.
Adaptando para o ramo imobiliário, a inteligência artificial, com base em dados encontrados na internet por meio das redes sociais e de outros canais de comunicação, é capaz de rastrear um usuário da rede que está procurando um imóvel para alugar ou comprar e até mesmo dizer se ele tem condições financeiras para seguir adiante..
Após isso, o sistema consegue perceber se o perfil desse possível cliente está de acordo com requisitos exigidos pelos proprietários de imóveis.
Caso seja compatível, o sistema automaticamente envia para o usuário ofertas de imóveis para alugar ou comprar. Assim fica mais fácil de captar a atenção do interessado e fechar um negócio com ele.
Divulgação do imóvel
Outro grande benefício que o mundo virtual apresenta para quem quer comprar ou alugar um imóvel, é uma eficiente divulgação de imóveis disponíveis . Há anos, os corretores precisam gastar dinheiro com propagandas em outdoors, canais de televisão, panfletos etc.
Por outro lado, os proprietários precisavam contar com a propaganda “boca a boca” para conseguir um interessado. Essas formas de marketing nem sempre traziam bons resultados, e muitas vezes levavam tempo até atingirem o seu objetivo.
Atualmente, graças à tecnologia, é mais fácil atingir o público certo com a oferta ideal para as suas necessidades. Isso é possível por meio da segmentação de clientes feita pelas ferramentas virtuais.
Um exemplo é o software CRM — Customer Relationship Management, que em português significa gestão de relacionamento com o cliente. Com essa aplicação é possível identificar onde estão os clientes e que canais de comunicação serão usados para atingi-los.
Digamos que após o uso do CRM, foi constatado por um proprietário que as casas que estão disponíveis para locação interessariam pessoas mais jovens que estivessem na universidade.
Após isso, ainda com a ajuda do software, rastreia-se na internet onde estão esses grupos de pessoas. Caso eles frequentem redes sociais ou consumam muitos artigos de blogs voltados para a educação, a divulgação dos imóveis será feita por esses meios.
Desse modo, o corretor, o proprietário e o cliente ficam satisfeitos com a rapidez em encontrar uma solução para suas necessidades do momento.
Processos burocráticos
A burocracia envolvida na compra e no aluguel do imóvel, leva e toma muito tempo. Por outro lado, a tecnologia está facilitando esse processo, tornando-o menos traumatizante.
Algumas empresas já criaram sites e aplicativos que, entre outras funções, permitem que o interessado possa marcar visitas pela internet com pessoas interessadas no seu imóvel.
Depois de confirmada a visita, o sistema sincroniza a data com a agenda de um corretor de imóveis. Se o acordo for fechado, todo o processo de envio e análise de documentos é feito pela internet. Simples e fácil.
Melhor relacionamento com o público
O encantamento do consumidor é uma prática cada vez mais importante no mercado imobiliário.
Imagine se essa situação não o surpreenderia: você está caminhando calmamente por um shopping ou uma avenida da sua cidade e ao se aproximar de uma imobiliária, você recebe uma mensagem personalizada no seu smartphone, convidando-o a entrar na empresa e conhecer várias ofertas de imóveis que seriam do seu interesse.
Ficou impressionado? É exatamente isso que veremos cada vez mais por meio do iBeacons — sistema de proximidade indoor via bluetooth.
Com essa tecnologia, uma pessoa que pesquisou na internet sobre imóveis é identificada ao se aproximar de um empresa imobiliária, facilitando as vendas e tornando o processo todo mais rápido e simples.
Além disso, o usuário do dispositivo eletrônico pode baixar aplicativos de instituições específicas que facilitam ainda mais essa interação entre todas as partes envolvidas.
O mundo virtual vai continuar nos surpreendendo nos próximos anos. Entretanto, para que possamos aproveitar tudo que a tecnologia tem para nos oferecer, precisamos continuar a entendê-las e usá-las no nosso cotidiano. Citamos apenas alguns exemplos, imagina o quanto de novidades ainda temos.
O que achou deste artigo? Gostou de saber como a tecnologia está revolucionando o setor imobiliário? Então entre em contato conosco que ajudaremos você a encontrar comprador para seu imóvel!
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