Quando você for comprar o tão sonhado imóvel, é preciso ficar atento para alguns custos que acompanham essa tao sonhada compra.
Uma das dúvidas muito comuns aqui na Many, é sobre quanto custa para escriturar e registrar um imóvel na cidade de Manaus. Se essa também é sua dúvida, fica com a gente até o final.
Antes de mais nada, é preciso entender que a escritura pública é um documento, e o registro de imóvel, é outro.
- Diferença entre os documentos;
A ESCRITURA PÚBLICA é o documento que descreve minuciosamente as características e localização do imóvel, bem como o que há em seu entorno, além de declarar publicamente o negócio realizado entre comprador e vendedor. Ela pode ser feita em qualquer tabelionato de notas do país. Este documento prova o negócio feito em seu nome, mas não transfere a propriedade a você.
Portanto, depois de lavrada a escritura do imóvel, é necessário enviá-la ao cartório de REGISTRO DE IMÓVEIS, solicitando que providencie o registro desta em seu nome na matrícula do imóvel transacionado, pois somente este ato, é o que transfere de forma definitiva a titularidade de um imóvel. Quando concluída essa etapa, o comprador passa a ser de fato e de direito o proprietário do imóvel.
- Custos envolvidos;
Para que todos os atos mencionados sejam realizados pelos respectivos cartórios, existe um custo, não é mesmo? Geralmente nessa hora é que compradores são surpreendidos e podem até mesmo desistir do tao sonhado imóvel, por não terem se preparado.
Esse custo, é um custo tabelado, onde os cartórios de notas e os cartórios de registros de imóveis, seguem uma tabela pré definida. Nesta tabela, que é um documento público, você observa que quanto maior o valor do imóvel, maior será a taxa paga por esses atos. Atualmente na cidade de Manaus, os valores partem de R$ 211,00, podendo chegar até R$ 20.000,00.
Como existe a necessidade de você, comprador, realizar os dois atos em sequência para que você tenha de fato a propriedade do imóvel, esse valor sera sempre pago duas vezes, uma para o cartório de notas, que lavrará a escritura pública, e o outro pro registro de imóvel competente.
Geralmente esse calculo é sempre informado pela empresa ou profissional que está lhe ajudando a conquistar o tão esperado imóvel.
E então, entendeu como é cobrado? Quer saber mais sobre isso?
Acompanha nossas redes sociais e deixa perguntas nos comentários que iremos lhe ajudar a entender mais sobre isso.
Comentários