4 mitos sobre colocar imóvel para locação em uma imobiliária

    Colocar imóvel para locação pode não ser uma tarefa fácil, mas uma coisa é fato: trata-se de um ótimo investimento. Nessa hora, é comum que o proprietário se sinta inseguro e tenha receios sobre o assunto — afinal, estamos lidando com um bem de alto valor, tanto financeiro quanto sentimental.

    Quanto é justo cobrar? O que fazer se o inquilino não pagar? Como alugar rápido e para pessoas de confiança? Se essas são algumas das dúvidas pairam sobre a sua cabeça, saiba de antemão que contratar os serviços de uma imobiliária pode tornar o processo muito mais rápido, prático e seguro.

    A seguir, vamos desvendar alguns mitos sobre colocar imóvel para locação em uma imobiliária. Confira! 

    1. O processo é sempre burocrático 

    Na verdade, o processo pode ser bem simples quando intermediado por uma imobiliária e/ou por profissionais sérios. Afinal, você vai receber apoio de profissionais capacitados e com experiência em trâmites imobiliários. 

    Entre as principais responsabilidades da imobiliária destaca-se a criação e gerenciamento de anúncios, o agendamento de visitas, o atendimento aos interessados e a elaboração do contrato de aluguel. Se você não tem muito tempo livre ou não conta com o conhecimento necessário sobre os documentos e processos exigidos na negociação, contratar uma imobiliária para intermediar o processo é uma ótima forma de garantir que tudo ocorra dentro da lei.

    2. É difícil acompanhar o que está acontecendo com o meu imóvel

    Isso até poderia ser verdade antigamente. Hoje, no entanto, o mercado imobiliário está muito mais moderno e adaptado ao mundo digital: graças à tecnologia, é possível receber relatórios online sobre tudo o que acontece com a sua casa ou apartamento.

    As informações podem ser acessadas em tempo real pelo computador ou celular. Em alguns casos, você pode inclusive cadastrar o seu imóvel, receber propostas e receber avisos quando a empresa agendar alguma visita, tudo de forma virtual

    3. Preciso ter uma câmera profissional para tirar as fotos dos anúncios

    De fato, as fotos são muito importantes em um anúncio imobiliário — afinal, a primeira impressão é a que fica. Se você não tem tempo ou não possui o equipamento necessário para tirar fotos de qualidade, não hesite em procurar a ajuda de uma imobiliária que ofereça esse tipo de serviço.

    Vale ressaltar que muitas tiram fotos profissionais da propriedade sem cobrar nada a mais por isso. Trata-se de uma grande vantagem para o proprietário, já que a qualidade das fotos pode ser decisiva para despertar o interesse do inquilino em potencial.

    4. As taxas são abusivas

    Em muitos casos, não é preciso pagar para fazer os anúncios — na Many, por exemplo, você não paga nada para anunciar, não é pedido exclusividade e você ainda recebe relatórios periódicos. E só após a conclusão, a imobiliária fica com o valor correspondente ao primeiro aluguel, como remuneração do serviço prestado.

    Outro serviço que pode ser muito útil para você, é a administração imobiliária, que por uma taxa de 10% sobre o valor do aluguel mensal, a imobiliária cuida de tudo para você. Confira algumas facilidades que devem ser consideradas na hora de escolher a imobiliária ideal para colocar imóvel para locação:

    • divulgação do imóvel em vários meios de comunicação;
    • análise financeira do possível inquilino; 
    • canais de comunicação exclusivos entre locador e locatário; 
    • relatórios periódicos;
    • gestão de cobrança via boleto bancário;
    • alertas de pagamentos, atrasos e cobranças;

    Como você viu, colocar imóvel para locação em uma imobiliária pode fazer com que você economize um tempo precioso, além de garantir mais praticidade e segurança na transação. Quer contar com uma aliada nesse processo? Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudá-lo!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *