A escolha de uma casa nova para a família exige atenção para que todos tenham seus interesses e necessidades atendidos no novo lar. E há uma série de fatores que pesam nessa decisão.

    Para ajudá-lo, preparamos algumas dicas sobre como escolher o imóvel ideal. Trata-se de um checklist para que todos se sintam bem no novo lar. Confira:

    1. Considere seus planos de aumentar a família

    Adquirir uma casa é, via de regra, um projeto de longo prazo. A maioria dos casais sem filhos que decide comprar um imóvel tem entre as necessidades um quarto confortável, uma boa cozinha e espaço para receber amigos.

    Só é preciso considerar quais os planos no que se refere ao crescimento da família. Se o projeto é ter filhos no futuro próximo, talvez seja adequado já investir em uma casa ou apartamento com mais espaço, com outro quarto e estrutura para o herdeiro.

    2. Avalie o tamanho da família

    Complementando a dica anterior, o tamanho da família é um ponto básico. O perfil do imóvel vai depender primeiramente disso. É preciso pesar quantos são os adultos, quantos são as crianças e como será quando elas crescerem.

    Por exemplo, irmãos podem viver bem dividindo o quarto, mas também pode chegar o momento em que eles desejarão mais privacidade. E a própria estrutura da casa deve estar adequada para o crescimento deles.

    3. Casa ou apartamento?

    Uma das primeiras decisões diz respeito ao tipo de imóvel que se deseja residir: casa ou apartamento. Aqui, valem tanto argumentos subjetivos, quantos objetivos.

    Muita gente tem o sonho de viver em uma casa, ter mais espaço, um pátio para os filhos aproveitarem. Outros, de forma bem objetiva, pensam na praticidade e principalmente na sensação de segurança que viver em um apartamento proporciona.

    Não há uma regra sobre o que é o melhor. É preciso ponderar os desejos e as necessidades da família.

    4. Lembre-se dos pets

    Se a sua família tem animais de estimação, é preciso considerar a necessidades deles também. Isso significa pensar em um imóvel com mais espaço no imóvel e alguma infraestrutura que garante também o bem-estar do seu pet. Cachorros grandes dificilmente ficarão bem em uma casa ou apartamento pequeno.

    Convém considerar também como será a convivência com os vizinhos. Embora seja permitido na maioria dos condomínios  a presença de pets, um animal que faz muito barulho ou sujeira pode ser fonte de atritos.

    5. Verifique a estrutura da região

    É importante fazer uma boa avaliação do bairro em que planeja adquirir o seu imóvel para verificar se atende às necessidades da sua família. Verifique se há farmácias, supermercados e academias por perto, por exemplo.

    Para as crianças, é importante analisar se há áreas de lazer como praças ou campo de futebol. Também é interessante avaliar as escolas próximas onde elas possam estudar, facilitando a rotina da família.

    Esses são alguns itens que você pode verificar na hora de decidir qual será o seu novo lar. Como escolher o imóvel ideal para sua família é, também, uma decisão subjetiva, talvez você tenha outros critérios para incluir nessa avaliação. O importante é ter tranquilidade e planejamento na escolha para reduzir a chance de erro.

    E se você deseja saber quais são as últimas tendências do mercado imobiliário, confira este outro artigo.

     

    Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Share This