A conquista de um novo emprego, o casamento recente, a família que vai aumentar ou até mesmo a vontade de abandonar um bairro que você não gosta mais, fazem com que a mudança de imóvel não seja apenas um desejo, mas também uma necessidade.

    Diante de tantas ofertas e tipos de casas ou apartamentos disponíveis, é muito comum se sentir perdido e confuso sobre qual tipo de negócio fechar. É aí que surge a questão: é melhor comprar ou alugar um imóvel?

    Neste post, você vai conhecer melhor os prós e contras de cada opção, para tomar a decisão que for mais compatível com o seu perfil. Acompanhe:

    Quais são as vantagens e desvantagens da compra?

    A compra de um imóvel pode ser a aquisição mais cara que você fará em toda a sua vida, por isso a reflexão é bastante necessária para tomar sua decisão final com segurança.

    Vantagens

    • O fato de ter um imóvel que é só seu lhe dá muita estabilidade e liberdade para administrá-lo como bem entender. Sendo assim, é possível fazer reformas, pintar paredes e decorá-lo sem prejuízos futuros ou necessidade de autorizações;
    • É importante lembrar que a compra de um imóvel também pode ser uma forma de investimento bem rentável no futuro e com poucos riscos, mediante a valorização do espaço e encarecimento de seu preço. 

    Desvantagens

    • São poucos os brasileiros que possuem condições de arcar com um pagamento à vista. Mesmo com a possibilidade de financiamento, ainda é preciso ter algumas economias para pagar a entrada e taxas extras, incluindo juros e custos de transação;
    • Ao contrário do que acontece com o aluguel, os problemas estruturais do imóvel (como rachaduras, vazamentos e infiltrações) deverão ser reparados com o dinheiro do bolso do próprio dono.

    Quais são as vantagens e desvantagens do aluguel?

    O aluguel geralmente é opção mais cogitada por quem vai morar sozinho pela primeira vez ou acaba de sair da casa dos pais, já que não necessita de um investimento tão alto e burocrático quanto a compra.

    Vantagens

    • O aluguel implica em um vínculo mais fraco entre o dono do imóvel e inquilino, no entanto, o proprietário tem a obrigação legal de entregar o imóvel em perfeitas condições de uso. Isso significa que a pessoa que aluga dificilmente terá gastos com relação a defeitos na estrutura do local, problemas com a construtora, manutenção, entre outros;
    • Em casos de imprevistos (ou se não gostar do imóvel), o locatário tem mais flexibilidade para se mudar com rapidez e poucos prejuízos financeiros.

    Desvantagens

    • Mudanças podem fazer parte da rotina, já que muitas vezes, o locatário está sujeito a deixar o imóvel de acordo com a solicitação do proprietário ou ter de lidar com ajustes no preço do aluguel;
    • Realizar um alto gasto financeiro todos os meses em algo que não é seu, gera desconfiança e culpa em locatários com olhar investidor, já que podem sentir que estão “desperdiçando” seu próprio dinheiro.

    Afinal, é melhor comprar ou alugar um imóvel?

    É preciso saber qual é o perfil socioeconômico do comprador ou locatário para responder essa questão, além conhecer melhor seus planos: você tem um emprego estável? Pretende mudar de cidade no futuro? Pretende se casar ou ter filhos? Todos esses detalhes devem pesar na decisão.

    Sendo assim, não há como prever se é melhor comprar ou alugar um imóvel sem que haja uma análise individual para definir o que é mais conveniente para cada situação. No entanto, a ajuda especializada de um corretor pode resolver esse problema e ainda garantir mais segurança na hora de negociar.

    Gostou do post? Então continue conectado em nosso blog e aproveite para ler mais um artigo com dicas para calcular o valor do aluguel de um imóvel!

    Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Share This