Quem vive de aluguel sabe como é complicado encontrar um imóvel em perfeitas condições. Por conta da rotatividade de inquilinos, a tendência é que as unidades fiquem muito gastas ao longo dos anos.

    Além disso, os próprios moradores, em certos casos, não se preocupam muito em manter o local bem conservado, já que o imóvel não é próprio e que eles já assumiram os gastos com o valor do aluguel.

    Para o proprietário, toda essa rotatividade acaba por deteriorar o imóvel e consequentemente, prejudica o valor de mercado do local. Colocar para alugar uma casa ou um apartamento reformado pode ser uma boa estratégia de valorização de imóveis.

    Assim, é importante reservar um tempo para dar uma cara nova à propriedade, modernizando e reestruturando o local. Para ajudá-lo, preparamos um guia com os cuidados que você deve ter para agregar valor ao imóvel. Com o lugar novinho em folha, fica bem mais fácil alugar. Confira!

    1. Faça uma avaliação detalhada das condições do imóvel

    Antes de começar as intervenções, faça uma vistoria detalhada da infraestrutura do imóvel. Muitos inquilinos, entregam o apartamento ou casa precisando de muitos reparos, principalmente em áreas como cozinhas e banheiros.

    As paredes também são pontos de atenção por conta dos furos para quadros e outros acessórios, como prateleiras e armários suspensos. Além disso, manchas, riscos e o escurecimento causado pelo tempo são problemas bastante comuns.

    Para que o laudo da vistoria seja minucioso, é importante contar com a ajuda de um profissional especializado. Uma imobiliária com experiência em locação pode indicar o que é preciso avaliar e quais reparos precisam ser feitos antes de alugar o imóvel novamente. 

    2. Planeje os reparos de acordo com a urgência

    Com a avaliação em mãos fica mais fácil fazer um planejamento dos reparos, definindo o tempo médio que o imóvel ficará fechado. Além disso, a partir do que deve ser feito é possível fazer previsões de orçamento.

    Caso não seja possível fazer todos os reparos, escolha os mais urgentes. Os problemas estruturais e os vazamentos devem ficar no topo da lista de prioridades, assim como a revisão das instalações elétricas.

    3. Escolha a melhor época para reformar o local

    Se você costuma alugar por períodos curtos, evite fazer os reparos nas épocas de alta temporada. Em momentos como fim de ano, carnaval e feriados prolongados há muita procura por imóveis, principalmente em regiões turísticas.

    Para não perder o valor do aluguel, programe a intervenção entre esses períodos. Agora, caso seja um contrato longo, programe-se para fazer a obra logo após a saída do antigo locatário, para que o imóvel não fique muito tempo fora do mercado.

    4. Invista em móveis planejados e bons acabamentos

    Armários embutidos na cozinha, em banheiros e em quartos valorizam ambientes e são perfeitos para quem está em busca de apartamentos semimobiliados. Da mesma forma, acabamentos como blindex ou uma boa bancada, no caso de cozinha americana, atraem mais pessoas interessadas.

    Se o piso já está gasto, avalie a possibilidade de substituí-lo. Laminados são uma boa opção. Com instalação simples e rápida, eles podem ser aplicados por cima de um piso já existente. Além disso, são fáceis de limpar e não acumulam poeira, sendo perfeitos para pessoas com alergia.

    5. Renove o ambiente com a pintura

    Geralmente, por contrato, é dever do locatário entregar a casa ou apartamento da forma como ele estava no momento da entrada, principalmente com a pintura restaurada. Porém, às vezes esta pintura não fica boa, pois quem está saindo não se preocupa em fazer um serviço completo e caprichado.

    O resultado é uma pintura desleixada, com manchas e marcas por toda a parede. Para valorizar o espaço, contrate um pintor que faça o serviço de raspagem da tinta antiga. Além disso, ele cobrirá os eventuais buracos com massa, lixar a parede e só aí aplicar a tinta.

    A sensação de entrar em um imóvel novinho em folha é confortante para o inquilino e para o proprietário. É um item a mais que justifica o valor do aluguel.

    6. Fique atento às questões contratuais

    Seja tocando os trâmites do contrato por conta própria, ou por intermédio de uma imobiliária, não deixe de checar as referências do futuro inquilino. Esta checagem pode ser feita de várias formas.

    Por exemplo, por meio de apresentação de extrato bancário dos últimos três meses e comprovante de renda. Assim, é possível saber se há algum problema que impeça de firmar o contrato. Para quem não tem tempo, ou não quer se envolver nestas questões burocráticas, contratar os serviços de uma imobiliária é a melhor opção.

    O escritório faz todo o processo para o proprietário, desde o início, na fase da vistoria, até a assinatura do contrato. E para facilitar ainda mais a vida do proprietário, já é possível acompanhar todo o andamento do processo virtualmente na internet.

    7. Cuide dos detalhes

    Muitas vezes são os detalhes que tornam o ambiente mais confortável e aconchegante. Assim, a valorização do imóvel pode estar em uma janela que corre, sem que seja necessário fazer força, ou em uma porta que não arranha o chão e que não agarra na hora de abrir.

    Além de cuidar da abertura das portas e janelas, também é importante deixar os ambientes iluminados. Portanto, se alguma porta ou janela não está valorizando a iluminação do ambiente, verifique se não vale a pena fazer a troca por outro modelo.

    Por outro lado, não é só a iluminação natural que deve ser valorizada. As lâmpadas também precisam estar em boas condições, para deixar o ambiente receptivo. Confira se todas estão funcionando e substitua as que estiverem com defeito.

    Para deixar o seu imóvel pronto para ser alugado, você deve cuidar da estrutura da construção, a fim de garantir que o seu futuro inquilino não seja surpreendido por problemas que poderiam ter sido evitados. Além disso, o cuidado com os acabamentos também ajuda a valorizar os espaços, para que você não perca dinheiro com o valor do aluguel.

    Agora que você já sabe como obter a valorização de imóveis, arregace as mangas e mãos à obra! Quer receber outras dicas? Assine a nossa newsletter e fique por dentro das novidades!

    Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Share This