Vender ou alugar um imóvel em Manaus? Essa é uma questão comum entre as pessoas que percebem que o mercado imobiliário é um nicho de investimento muito interessante, capaz de proporcionar ótima lucratividade.

    Alguns investidores acreditam que comprar um imóvel e vendê-lo por um preço mais elevado após algum tempo é o melhor caminho para a rentabilidade. Outros preferem o rendimento continuado dos aluguéis.

    Qual a melhor opção? Para tomar a decisão correta entre vender ou alugar imóvel, é preciso ter em mente alguns aspectos importantes, confira:

    O investimento em imóvel

    Entre as inúmeras vantagens que o mercado imobiliário oferece para os investidores, merecem destaque a segurança e a boa rentabilidade proporcionadas por um imóvel. Afinal, em outros segmentos dificilmente é possível aliar os dois fatores.

    O mercado de ações, por exemplo, pode oferecer ótima rentabilidade, mas os riscos são bastante elevados. A Caderneta de Poupança, por sua vez, é segura, mas não é tão rentável.

    Por outro lado, quem escolhe comprar uma casa, um apartamento, uma sala comercial ou outro tipo de imóvel qualquer, e também quem recebe esse tipo de patrimônio como herança, seja por doação ou como parte de um negócio, consegue conciliar a segurança aos rendimentos que os imóveis proporcionam.

    O imóvel é seguro porque estamos tratando de um patrimônio material palpável, sólido, e não de papéis que representam valores como são as ações de uma empresa. É rentável porque, além da valorização, existe também a perspectiva da locação, que proporciona uma renda mensal regular.

    Portanto, para escolher entre manter um imóvel alugado ou vendê-lo é preciso pensar bastante, levando em conta todas as variáveis que a ocasião apresentar, principalmente o momento econômico.

    A valorização

    Em curto, médio ou longo prazo, a tendência de todo imóvel é valorizar-se. A não ser que ele tenha algum problema estrutural sério, uma localização ruim ou que apresente outro fator que comprometa a possibilidade de valorização, mais dia, menos dia, ela acontece.

    Quando falamos sobre valorização estamos nos referindo a um ganho de capital maior do que a inflação do período considerado. Isso significa que há um ganho real de valor ao longo do tempo e esse ganho pode ser convertido em lucro, caso o imóvel venha a ser vendido.

    Por outro lado, se o imóvel é mantido, a valorização representará um acréscimo no patrimônio de seu proprietário.

    Naturalmente, o tempo necessário para que o valor de um imóvel aumente dependerá de uma série de fatores e boa parte deles apresenta indícios que quem conhece o mercado imobiliário é capaz de detectar.

    Por exemplo, um imóvel exclusivo, localizado em um novo bairro que se tornou muito cobiçado pelo público, pode apresentar uma valorização rápida, em poucos meses. Outro, que está em um bairro tradicional já consolidado, terá valorização mais lenta. Tudo vai depender das características do próprio imóvel e do perfil do público ao qual ele se destina.

    O patrimônio

    Quem investe no mercado imobiliário encontra uma solidez patrimonial que poucos segmentos proporcionam. Esse também é um aspecto importante, que precisa ser avaliado na hora de decidir entre vender ou alugar imóvel.

    Afinal, essa solidez protege da inflação o capital investido nesse tipo de patrimônio que se conserva como uma referência bastante segura em todas as circunstâncias. Tanto que imóveis são vistos como um ótimo aval que alguém pode apresentar, caso precise comprovar capacidade de arcar com compromissos financeiros.

    Não é por acaso que, em operações de crédito que envolvem grandes valores, os imóveis são vistos como boas garantias de pagamento das dívidas.

    A venda

    Contudo, existem ocasiões nas quais vender um imóvel pode ser uma decisão necessária ou oportuna, dependendo da circunstância em que a pessoa se encontra. De qualquer forma, seja qual for o motivo que leve a essa decisão, quando a venda se concretiza, o proprietário recebe uma considerável quantia em dinheiro vivo, que pode servir para resolver um problema ou para aproveitar uma boa oportunidade de negócio.

    Portanto, a primeira resposta que você deve buscar antes de vender um imóvel diz respeito ao destino que será dado ao dinheiro. Se a causa for plenamente justificável, a venda pode ser considerada.

    Mesmo assim, convém relutar o quanto for possível, até que a convicção se forme completamente ou que todas as alternativas de atendimento àquele necessidade de momento sejam esgotadas. Cabe considerar que um imóvel é um bem de alto valor e que tem significado positivo para a vida toda.

    Não são raros os exemplos de pessoas que venderam um imóvel para atender a uma necessidade momentânea — para custear um tratamento médico, por exemplo — e que depois perceberam que existiam outras saídas.

    Ainda, há quem venda o imóvel pensando em investir em outro segmento — por exemplo, para abrir um negócio próprio — e depois se dá conta de que poderia manter o patrimônio e obter o dinheiro necessário para o investimento de outra forma.

    Vale também considerar que a venda do imóvel permite que a pessoa tenha em mãos a quantia que precisa. Por outro lado, essa quantia ficará exposta a vários fatores que podem corroer o patrimônio do vendedor.

    Se o dinheiro não foi bem cuidado, de maneira muito disciplinada, em curto espaço de tempo pode haver uma perda considerável e irreversível, que causará sérios prejuízos à pessoa.

    O aluguel

    Quem opta por alugar, por sua vez, alcança benefícios importantes, conservando o patrimônio que o imóvel representa e mantendo a segurança que ele oferece. Além disso, a rentabilidade que o aluguel proporciona pode ajudar, inclusive, a arcar com despesas imprevistas ou aproveitar novas oportunidades de investimentos que se apresentarem.

    Quando alguém se vê diante de uma necessidade premente de dinheiro vale a pena analisar as opções de crédito disponíveis. Talvez um pedido de empréstimo junto a um banco ou mesmo junto a uma pessoa conhecida pode ser a solução imediata para o problema.

    Nesse caso, inclusive, o imóvel poderá funcionar como uma garantia de pagamento da dívida, enquanto o valor do aluguel servirá para o pagamento parcelado do valor devido. Tudo isso será possível sem que o patrimônio da pessoa seja prejudicado.

    Naturalmente, antes de recorrer a um empréstimo é preciso avaliar bastante as condições de pagamento. É preciso saber se as taxas de juros e o Custo Efetivo Total (CET) do empréstimo compensam. O CET é a soma dos juros com todos os outros custos com seguros e demais taxas administrativas.

    Após essa avaliação é possível que você conclua que vale mais a pena manter o imóvel, garantindo o patrimônio e a renda que ele proporciona.

    Agora que você já tem as informações necessárias para se decidir entre vender ou alugar imóvel, acompanhe nossas redes sociais  e continue acompanhando nossas atualizações sobre o mercado imobiliário.

    Pensou em comprar imóvel na região centro sul de Manaus? Fale com a Many imóveis, pois temos corretores de imóveis especializados na região.

    Comentários

    • Dirce Maria Guida
      Responder

      Essa matéria vender ou alugar foi Maravilha p mim..estou nesse impasse e o motivo maior pensar em vender custo IPTU 2.100,00 mensais neste ano

      • Many Imóveis
        Responder

        Obrigado pelo feedback, Dirce. 😉
        já viu os vídeos do minuto many, no you tube? Toda segunda , as 19hrs, temos dicas. Sobre o IPTU, tem razão 😉

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Share This