Como montar uma carteira de imóveis pode ajudar o investidor? A resposta é simples: investir requer disciplina e informação. A disciplina é necessária para transformar esse ato em um hábito financeiro, evitando o desperdício de dinheiro. Já a informação é importante para orientar o investidor sobre as melhores ações que devem ser tomadas.
Ao montar uma carteira de imóveis, o investidor e o profissional do mercado imobiliário conseguirão ter acesso às mais diversas opções de negócio, podendo direcioná-las ao público correto.
Desse modo, as abordagens tornam-se mais eficientes, melhorando a experiência do cliente e aumentando os resultados do profissional. Quer entender mais sobre o tema? Então, leia este artigo até o final!
Como montar uma carteira de imóveis: defina objetivos
Quem investe dinheiro toma essa atitude por alguma razão especial, que pode ser: ter uma aposentadoria tranquila, abrir uma empresa ou até mesmo ter um fundo para emergências.
Portanto, o primeiro passo para saber como montar uma carteira de imóveis é definir o objetivo desse investimento na vida financeira do investidor. Se não houver uma razão clara, inverta a lógica e questione-se sobre as possibilidades que esse investimento traz para sua vida.
Estude seus imóveis
Quando o assunto é investimento financeiro, é importante ter as informações sempre à mão para pode aproveitar uma boa oportunidade de negócio. Por isso, o investidor deve verificar os detalhes sobre seus imóveis, como por exemplo:
- situação da documentação;
- custos para mantê-los;
- regularização dos impostos;
- valorização nos últimos anos;
- necessidade de reformas.
Dessa forma, o proprietário saberá a situação dos investimentos que compõem sua carteira de imóveis e o que precisa ser feito para ter a melhor liquidez sobre eles. A falta dessas informações pode atrasar muito uma venda, e, em alguns casos, até mesmo inviabilizá-la.
Defina o perfil do comprador ideal
Cada imóvel que compõe sua carteira de imóveis tem características que limitam seu público-alvo. Essa informação é importante, pois pode ajudá-lo a vendê-los.
Vamos a um exemplo: um apartamento pequeno, em um bairro da periferia, pode ser beneficiado por uma queda na taxa de juros de financiamento. Sabendo desse dado externo e cruzando essa informação com sua definição de comprador, fica mais fácil direcionar a venda.
Assim, evitam-se problemas na negociação, desperdício de tempo, prejuízos com imóvel parado e, claro, o proprietário consegue tomar decisões muito mais rápidas e eficazes, pois sabe direcionar a negociação.
Conte com ajuda profissional
É provável que você não faça mais uso de papel e lápis para organizar os dados de sua carteira de imóveis, mas, acredite, planilhas do Excel também não são a melhor saída.
Já existem métodos de trabalho desenvolvidos por empresas especializadas que otimizam o processo de análise dos investimentos imobiliários. Em muitos casos, é recomendável que o investidor ao menos conheça o trabalho dessas empresas para poder entender como elas podem tornar seus investimentos mais simples, ajudando-o na tomada de decisões.
Como você pôde perceber, montar uma carteira de imóveis é uma decisão financeira importante, e, por isso, é natural ter dúvidas durante o processo.
A Many Imóveis conta com profissionais capacitados para atendê-lo, explicando como o apoio profissional pode melhorar seus ganhos. Tem dúvidas? Entre em contato conosco!
Comentários