Entenda como a taxa SELIC influencia o mercado imobiliário!

    A taxa SELIC influencia o mercado imobiliário bem como praticamente todos os setores da economia. Os chamados “juros básicos” são utilizados pelo Banco Central do Brasil (Bacen) nas operações com títulos públicos federais, as quais ocorrem no Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (SELIC).

    Grande parte desses títulos, por sua vez, são comprados por bancos. Assim, é comum se ouvir dizer que a taxa SELIC serve de referência para as demais taxas de juros praticadas na economia em geral, como nos empréstimos, financiamentos, etc.

    E no mercado imobiliário, quais as influências dos “juros básicos”? Continue a leitura e confira!

    Taxa SELIC e inflação estão ligadas

    O governo federal utiliza a taxa SELIC como um instrumento de política econômica, para evitar a perda do poder de compra da moeda.

    Por exemplo, se a inflação está alta, o Banco Central tende a aumentar a taxa básica de juros para restringir o crédito e, com isso, frear o consumo. Como as mercadorias deixam de ser negociadas, pela lei da oferta e da procura, os preços geralmente caem e a inflação diminui.

    Em outra situação, se a economia está desacelerada e a inflação controlada em níveis baixos, o governo quase sempre reduz a taxa SELIC. Nesse caso, como os títulos públicos federais passam a ser menos interessantes para os bancos, eles tendem a ofertar mais crédito, em busca de rentabilidades mais significativas.

    Com a maior oferta de crédito no mercado, as pessoas e as empresas podem concretizar projetos e, assim, a economia volta a girar com mais intensidade.

    Taxa SELIC influencia o mercado imobiliário ao favorecer compras

    Quem busca financiar um imóvel, geralmente faz uma operação de longo prazo, que, em determinadas condições, envolve reajustes anuais. Diante dessa realidade, as pessoas ficariam receosas de pegar crédito no mercado para adquirir uma casa ou um apartamento, se as taxas de juros estiverem altas, não é mesmo?

    Entretanto, se a taxa SELIC estiver baixa, as condições de financiamento via de regra ficam mais vantajosas, já que as instituições financeiras também abaixam as próprias taxas de juros. Como consequência, comprar um imóvel passa a ser uma transação bem menos arriscada, pois o impacto da aquisição no orçamento doméstico é menor.

    Por sinal, no início de 2018, o Brasil está com a mais baixa taxa SELIC da história, de 7% ao ano. Para você ter uma ideia da redução, em 29 de julho de 2015 os juros básicos estavam em 14,25% ao ano, portanto, mais do que o dobro da porcentagem atual.

    Baixa da SELIC contribui para retomar economia

    Ao reduzir a taxa básica de juros, o governo tem como um dos objetivos a retomada do crescimento econômico. Nesse sentido, a taxa SELIC influencia o mercado imobiliário ao proporcionar maior giro dos imóveis e, mais tarde, devido ao maior número de transações, pode proporcionar valorização das moradias.

    Afinal, à medida que as pessoas passam a consumir mais, encorajadas em parte pelos juros baixos, o mercado imobiliário também volta a ficar aquecido. Assim, a compra de imóvel para investimento se torna uma oportunidade de lucros no futuro.

    Por falar em aquisição, confira também o nosso post “Conheça as principais linhas de crédito para compra de imóvel” e continue por dentro do assunto! Boa leitura!

    Uma opinião sobre “Entenda como a taxa SELIC influencia o mercado imobiliário!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *