Os bitcoins são a nova tendência do mercado imobiliário. A moeda atingiu uma valorização de 900% no ano passado, e, por isso, o casamento entre imóveis e bitcoin tem tudo para dar certo. É esperado que, no futuro, comprar e vender imóveis usando bitcoins seja algo considerado comum.

    Apesar de ainda se limitar principalmente a transações imobiliárias milionárias em grandes centros urbanos como Nova Iorque, Miami e Londres, o uso de bitcoins nesse mercado proporciona algumas vantagens e deve expandir seu alcance pelo mundo. Inclusive o Brasil já teve transações de imóveis feitos por meio de bitcoin.

    Então, para você que quer se manter atualizado quanto às novidades do mercado imobiliário, preparamos esse artigo. Nele vamos esclarecer o que são os bitcoins e quais os potenciais benefícios de utilizar essa moeda virtual.

    Bitcoin: o que é?

    O bitcoin surgiu em 2009, e é hoje considerado o pioneiro das criptomoedas, moedas virtuais que usam a tecnologia “blockchain” e a criptografia para assegurar a autenticidade e validade das transações.

    O que diferencia o bitcoin das moedas não virtuais é que ele não é controlado por um banco central. Ou seja, ele não é criado e impresso pelo banco central de um governo, mas sim por um processo computacional complexo.

    Dessa forma, o tecnologia blockchain não permite que os arquivos de bitcoin sejam falsificados. Além disso, por ser uma moeda descentralizada e não ligada à qualquer governo, o bitcoin está menos sujeito às crises e desequilíbrios financeiros locais.

    Mas isso não quer dizer que o bitcoin está isento de variações e desvalorizações. Por ser uma moeda ainda nova, ela está sujeita a alterações de mercado de acordo com a oferta e procura da moeda. Contudo, sua natureza é deflacionária, o que tem sido um atrativo para cada vez mais investidores.

    Para comprar bitcoins, é necessário criar um endereço de bitcoin que funciona como uma caixa postal para a qual as moedas adquiridas são enviadas. Atualmente, para gerenciar essas moedas, como em contas de banco, existem serviços de carteiras virtuais que dão esse todo o suporte necessário.

    Imóveis e bitcoin: como funciona?

    Desde 2016, existem parcerias entre empresas negociadoras de bitcoin e imobiliárias, que, inclusive, oferecem descontos no uso da moeda para transações. E com a consolidação da criptomoeda no mercado financeiro, o esperado é que mais parcerias desse tipo surjam em todo o mundo.

    Por não estar ligada ao banco central de um governo, ao realizar transações imobiliárias usando bitcoins você economizará, pois evita as taxas abusivas cobradas pelos bancos.

    Para os corretores de imóveis, essa mudança pode significar economia de tempo e dinheiro, uma vez que transações bancárias dessa natureza, além de gerarem muitos custos e exigirem uma documentação extensa, podem levar muito tempo até serem efetuadas.

    Bitcoins e o futuro: o que esperar?

    Desse modo, a tendência é que cada vez mais a tecnologia e as facilidades proporcionadas pelo universo digital se estabeleçam como aliadas dos serviços financeiros.

    Pensando no potencial de valorização demonstrado no ano passado, e considerando que a moeda já circula e é acessível em todo o mundo, não é precipitado dizer que podemos esperar que as transações imobiliárias usando bitcoins sejam o caminho mais comum no futuro.

    Portanto, investir em bitcoins é uma ideia que deve ser analisada por todo tipo de investidor, mas, principalmente, pelas construtoras e imobiliárias. Procure sempre a orientação dos especialistas na área. 

    Para ficar por dentro das novidades da relação entre imóveis e bitcoin e outras tendências do mercado imobiliário, acompanhe a Many Imóveis nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn.

    Comentários

    • raimundo luis nascimento rodrigues
      Responder

      qual o valor para investie bitcoim hoje no mercado imobiliario,sou corretor de imoveis,pretendo obter informações,sobre essa transaçao.fico no aguardo.

      • Many Imóveis
        Responder

        Bitcoin sendo a moeda, é apenas fazer a conversão em reais para o imóvel pretendido e pronto. Se entendemos a pergunta é isso 😀

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Share This