Saiba aqui com o que se preocupar na hora de comprar um imóvel

    Você já parou para pensar que, provavelmente, a aquisição de um imóvel poderá ser um dos acontecimentos mais importantes de sua vida? E não é por menos, devido aos altos valores de negociação e à burocracia envolvida, comprar um imóvel não é nada simples.

    Para não enfrentar problemas futuros, o comprador, seja ele de primeira viagem ou não, deverá tomar diversos cuidados antes de fechar contrato. Isso porque os fatores que mais geram dores de cabeça envolvem a documentação necessária para realizar a transferência de posse e as condições e formas de pagamento.

    Ao continuar a leitura deste artigo, você descobrirá o que é preciso saber na hora de comprar um imóvel e receberá como bônus algumas dicas preciosas para ter mais certeza de que fez a escolha correta. Confira!

    Qual é a documentação necessária?

    Sem dúvida, um dos principais motivos que tiram o sono de quem deseja comprar um imóvel envolve problemas com a documentação. Além de atrasar o fechamento do contrato de compra e venda, existem casos em que a negociação deve ser interrompida devido a algum fator burocrático.

    Veja, abaixo, os principais documentos envolvidos na aquisição de uma propriedade:

    Documentação do Proprietário

    Antes de mais nada, é necessário realizar uma consulta prévia para verificar como está a situação judicial, civil, fiscal e financeira do proprietário. Desse modo, será possível solicitar declarações e certidões negativas junto aos órgãos públicos e privados envolvidos na negociação.

    Assim, será possível descobrir se não existem barreiras que impeçam o dono do imóvel de efetuar a venda.

    Documentação do Imóvel

    Em seguida, é necessário conhecer com exatidão a situação do imóvel, para isso, deve-se obter a certidão atualizada do Registro do Imóvel. Com ela, é possível descobrir, junto aos órgãos públicos, se a propriedade é tombada pelo patrimônio histórico ou se existe a possibilidade de desapropriação, por exemplo.

    Outro ponto fundamental é descobrir a existência de dívidas, para isso é necessário obter:

    • a certidão de ônus reais que comprova se o imóvel não foi penhorado ou hipotecado;
    • certidão de quitação fiscal que confirma o pagamento de todos os impostos;
    • ​declaração de quitação de obrigações condominiais;
    • certidão negativa de iptu.

    Contrato de compra e venda

    Esse documento tem como principal objetivo formalizar a negociação. No contrato, estarão todos os aspectos pactuados, como o valor, as formas de pagamento e as condições em que o imóvel deverá ser entregue, podendo ser de natureza particular ou pública.

    Apesar de ser recomendado que esse documento seja registrado em cartório, ele ainda não promove a transferência da propriedade. O seu principal objetivo é promover maior segurança entre as partes envolvidas na negociação, obrigando-as a honrarem os compromissos estabelecidos.

    Escritura pública do imóvel

    A escritura pública do imóvel é um documento que oficializa o acordo entre as partes envolvidas, é elaborado na presença de um tabelião e ainda não transfere a propriedade do bem adquirido.

    Esse documento tem como principais objetivos formalizar o contrato de compra e venda na forma pública e gerar direitos de posse ao comprador.

    Registro do imóvel

    Considerada como última etapa do processo de compra de um imóvel, esse documento é o que realiza a transferência efetiva da titularidade do bem adquirido.

    A partir deste momento, o novo proprietário passa a ter as obrigações acessórias da propriedade, como a quitação do IPTU e das taxas de condomínio.

    Como é feito o pagamento e o financiamento?

    Muitos sabem, ou imaginam, que conseguir comprar um imóvel é difícil, não é mesmo? O maior desafio para ter sucesso nisso é conseguir captar todo o recurso necessário para realizar o investimento.

    Existem algumas formas que possibilitam que a pessoa consiga realizar a aquisição de uma propriedade, e as mais comuns são:

    Compra à vista

    Sem dúvida, essa modalidade de compra é a ideal, entretanto, não é tão comum de  de aconter.

    É ideal porque, ao possuir o capital necessário para realizar o investimento, o comprador tem um elevado poder de barganha, podendo conseguir um desconto considerável no preço final da propriedade.

    Além disso, a principal vantagem é a possibilidade de adquirir um imóvel sem a necessidade de contrair uma dívida longa e que obrigaria o pagamento de um alto valor em juros.

    A grande dificuldade dessa modalidade de compra é conseguir juntar o capital exigido para realizar a aquisição. Isso porque se gasta muito tempo, sendo necessário muito esforço, disciplina, sacrifícios e planejamento financeiro por parte do comprador para realizar essa tarefa.

    Financiamento Imobiliário

    Essa é uma das maneiras mais utilizadas para realizar a compra de um imóvel, afinal, o financiamento imobiliário nada mais é que um empréstimo concedido por uma instituição financeira que possibilita uma pessoa quitar grande parte do valor para adquirir um bem.

    Para que o banco aprove o financiamento, é necessário que o comprador pague uma “parte”  do valor cobrado pelo imóvel, a famosa ” entrada “,  sendo que a quantia remanescente será paga em parcelas mensais, acrescidas de juros.

    Dependendo do banco, o período de duração do empréstimo poderá chegar a 35 anos, entretanto, a grande desvantagem dessa modalidade de compra é o montante pago em juros após a quitação de todas as parcelas. Em alguns caso, apenas em juros, se paga 2 vezes o valor do imóvel.

    Como comprar um imóvel com mais segurança?

    Comprar um imóvel não é nada simples! Existem diversas variáveis que deverão ser consideradas durante o processo de compra, desse modo é possível diminuir os riscos da negociação e evitar que ocorram problemas futuros.

    O grande desafio é conseguir encontrar um imóvel que atenda as suas necessidades durante o maior período de tempo possível, pois, caso a escolha seja mal realizada, em muitos casos, não existe a possibilidade de realizar a troca de imóvel. Para isso, é recomendado seguir algumas dicas:

    Defina o que você precisa

    O primeiro passo é descobrir o que o seu próximo imóvel deverá ter para atendê-lo por um longo período de tempo. Dessa maneira, é fundamental você identificar como será o seu estilo de vida durante os próximos anos.

    Deve-se considerar o conforto de todos os membros da família, assim, caso você tenha filhos pequenos, é necessário avaliar uma residência que possua uma área. No entanto, se o seu desejo é viver nesse imóvel por vários anos, é recomendado supor a possibilidade de que as crianças exijam quartos separados para terem mais privacidade.

    Conte com uma assessoria profissional

    Devido à grande complexidade do mercado imobiliário, para ganhar agilidade na procura do imóvel ideal e conseguir fechar a compra sem grandes problemas, é fundamental contar com um profissional da área.

    Muitos acreditam que contratar uma imobiliária é um custo desnecessário, mas, na realidade, isso é um investimento, pois lhe permitirá economizar tempo durante todo o processo de compra, além de possibilitar uma negociação mais rápida e com menos dores de cabeça.

    Conheça suas condições financeiras

    Um dos grandes problemas enfrentados por pessoas que realizaram um financiamento imobiliário de longo prazo é ter a segurança de que conseguirá quitar todas as parcelas do empréstimo.

    Sendo assim, um ponto crucial é realizar um bom planejamento financeiro que lhe possibilitará identificar as suas condições atuais, permitindo a realização de uma estimativa do quanto poderá ser reservado para a aquisição do imóvel.

    Através desse planejamento é possível criar cenários futuros, os quais permitirão tomar medidas preventivas caso ocorra algum imprevisto.

    Provavelmente, comprar um imóvel será uma das maiores decisões que você irá tomar em sua vida. Por isso, é fundamental ter certeza do que se está fazendo para evitar possíveis erros que trarão sérios problemas futuros e que poderão transformar o sonho de adquirir uma residência em pesadelo.

    Caso você tenha gostado dessas dicas e gostaria de ter mais informações sobre como é possível comprar um imóvel, entre em contato conosco. Podemos ajudá-lo no processo!

     

     

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *