Entenda por que investir em imóveis em 2018 é uma excelente opção!

    É verdade que o ano de 2017 foi um período bastante difícil para o Brasil, com um cenário econômico controverso que só começou a apresentar alguma melhora a partir do segundo semestre. Ter noção desse panorama é essencial para quem pensar em investir em imóveis em 2018.

    Mesmo que muitos imóveis ainda apresentem um valor mais baixo do que o mercado costuma praticar, outros já começam a elevar seus preços, demonstrando o novo vigor da economia brasileira. Quer entender por que investir em imóveis em 2018 é uma excelente opção? Continue lendo. Vamos explicar detalhadamente. Acompanhe!

    Queda da taxa de juros

    Os esforços do governo em reanimar a economia por meio da redução da taxa básica de juros têm permitido um aumento do acesso aos recursos voltados ao crédito imobiliário. A expectativa é de que a Taxa Selic continue caindo em 2018, chegando a 6,75% ao ano, um valor considerado baixo para um país de alta carga tributária como o Brasil.

    Essa medida já tem refletido positivamente no mercado de imóveis. Em outubro de 2017, foram vendidas 222 residências em Manaus, sendo que que boa parte delas estava na faixa dos R$ 300 mil a R$ 1 milhão.

    Esses detalhes e pequenas mudanças têm encorajado o consumidor a investir novamente em imóveis, reanimando aos poucos a construção civil e o setor imobiliário. Não fique de fora!

    Reaquecimento da economia

    Tanto economistas quanto sindicatos e associações da construção civil e do setor imobiliário têm apostado em uma melhora da economia para o ano de 2018. Com esse novo fôlego tomado a partir do segundo semestre de 2017, a tendência maior é que os imóveis voltem a ter  preços maiores.

    Por isso, é indispensável dizer que a hora de investir em imóveis é agora, já que a recuperação dos valores deve ser restabelecida até o fim do primeiro semestre de 2018. O ideal é que o investimento seja feito até o primeiro trimestre do ano, para que os melhores preços disponíveis possam ser aproveitados antes desse reaquecimento. 

    Ainda sobre o reaquecimento da economia, vale ressaltar o IPCA de 2017, que fechou o ano em 2,95%. A inflação está diretamente ligada ao poder de compra das famílias brasileiras e, estando baixa, torna o investimento em imóveis ainda mais atraente. Aproveite e antecipe-se!

    Rentabilidade do investimento

    Diferentemente de outros tipos de investimentos, como o de capital, adquirir um terreno proporciona vantagens que nenhum outro tipo de fonte de renda pode proporcionar. A seguir, citamos as principais e depois continuaremos com algumas explicações. Confira:

    • mesmo que a economia sofra oscilações, você nunca perderá sua propriedade nem a verá completamente desvalorizada;

    • uma compra feita no momento certo, como esse com baixa valorização de imóveis, pode trazer grandes ganhos a médio prazo;

    • você pode alugar seu imóvel de diferentes maneiras, seja disponibilizando para uma pessoa ou sublocando os quartos para estudantes, por exemplo;

    • um imóvel oferece possibilidades diversas de rentabilidade, já que cada tipo — comercial, residencial, industrial e rural — tem suas peculiaridades.

    Sobre o primeiro ponto, gostaríamos de destacar que, oposto ao mercado de capitais, o investimento em imóveis tem na solidez uma das suas maiores marcas. A típica volatilidade do mercado financeiro é sentida de uma forma extremamente branda aqui.

    Possibilidade de diversificação da carteira de imóveis

    Outro ponto bastante atrativo para quem pensa em investir em imóveis em 2018 é a possibilidade de diversificação da carteira. Hoje, mais do que nunca, o perfil de compradores e seus interesses têm sido os mais diversos possíveis, fazendo com que isso também altere a forma como os imóveis são pensados, construídos e disponibilizados.

    O grande número de pessoas que optam por não constituírem família e viverem sozinhas ou compartilhando casa com amigos, ou mesmo desconhecidos por meio do sistema de cohousing, tem sido uma realidade cada vez mais sentida no comportamento social contemporâneo. E isso já é sentido também no mercado imobiliário brasileiro.

    Por outro lado, profissionais com uma carreira consolidada ou mesmo aposentados com uma boa renda têm optado cada vez mais por viver uma vida mais tranquila no campo ou mesmo em um condomínio que ofereça conforto, segurança e contato com a natureza dentro de uma grande cidade.

    O mundo do trabalho também tem mudado e os espaços de coworking são uma nova possibilidade para quem quer investir em imóveis comerciais para aluguel.

    Todas essas transformações sociais vão trazendo novas oportunidades ao mercado imobiliário, que oferece a possibilidade de diversificação da carteira com diferentes imóveis. Pense nisso!

    Novas possibilidades de financiamento

    A gravidade da crise gerou medidas emergenciais por parte do governo para tentar melhorar o cenário. Os cortes e as dificuldades em encontrar financiamento, que perduraram no primeiro semestre de 2017, começaram a demonstrar algumas melhoras com as modificações apresentadas na segunda metade do ano.

    Grande parte dessa melhoria está diretamente ligada aos anúncios feitos em relação às novas prerrogativas do programa Minha Casa Minha Vida e do uso do FGTS para a compra de imóveis novos. Tudo isso ajudou a melhorar o ânimo do comprador, que passou a buscar novas alternativas para atingir seu sonho da casa própria.

    Em um cenário como esse, quem já tinha um imóvel à venda — provavelmente há um bom tempo à espera de um comprador — finalmente pôde ter o retorno dos seus investimentos com a nova leva de consumidores que retornaram ao mercado imobiliário.

    Até o fim do primeiro trimestre de 2018, tudo indica que esse número de compradores que tem crescido a partir da segunda metade de 2017 continuará aumentando. Quem se adiantar e fizer uma boa escolha no momento de investir em imóveis certamente poderá colher esses frutos mais tarde, de acordo com todas as possibilidades que apontamos neste post.

    Que tal ficar por dentro de mais informações como estas? Se você gostou de saber por que investir em imóveis em 2018 é uma excelente opção, assine agora mesmo nossa newsletter e receba, em sua caixa de entrada, o melhor conteúdo sobre o mercado imobiliário. 

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *